domingo, 29 de novembro de 2009

Cortando a vaca e reduzindo a igreja

Para começar, o IrfanView é um editor de imagens leve, gratuito e facílimo de usar. Ainda não explorei todos os seus recursos, mas já deu para ver, por exemplo, que ele abre diversos tipos de arquivos e ainda permite fazer alguns ajustes nas imagens (tudo bem, não é nenhum Photoshop, mas quebra bem o galho).





Na primeira tarefa, usei a foto acima, que tirei em Santa Maria, de uma vaca que foi apreendida e ficou amarrada em frente ao plantão da Polícia Civil. Cortar a foto foi fácil. Escolhi a opção Edit e, depois, Create custom crop selection. Quando abriu uma janela, deixei marcada a opção None, para que pudesse fazer o corte manualmente. O programa também oferece opções de proporção, o que pode ser bem útil, dependendo dos objetivos.

Depois de ter escolhido o corte na foto, voltei ao Edit e escolhi a opção Cut – area outside of the selection, para tirar da imagem o que eu não havia selecionado. Então, penei um pouquinho até descobrir que deveria, também no menu Edit, optar por Auto Crop Borders, para que ficasse só a imagem cortada na visualização. Antes disso, salvei a imagem sem fazer isso, e ela ficava com o preto da área que eu havia decidido eliminar. Mas, no fim, deu tudo certo. De uma vaca na frente da delegacia, com policiais militares ao fundo, a imagem foi cortada somente na vaca, como mostra a foto abaixo.




Na segunda tarefa, usei uma foto tirada por mim da Igreja Matriz de Caçapava do Sul. A original, conforme o IrfanView, tinha 1536 x 2048 pixels (é a primeira foto aí de baixo). Diminui o tamanho em 50% (o programa permite que você mude o tamanho, dando uma percentagem, ou te dá tamanhos prontos). Com isso, o tamanho da foto ficou em 768 x 1024 pixels (a segunda foto).








Fácil e rápido. É um bom começo para quem não é (nem quer ser) um editor de fotos profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário