quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Sinopse do vídeo

Inaugurada em 1885, a estação ferroviária de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, sofre com o abandono. Ela teve seu auge entre 1910 e 1950. Nesse período, a maioria dos trens passava pela cidade, com ligação, inclusive com ligação para Rio de Janeiro e São Paulo. Grande parte da produção gaúcha era escoada pelo trilhos, e quase tudo passava por Santa Maria.

Mas os trens de passageiros cessaram em Santa Maria, em 2 de fevereiro de 1996. Desde então, a estação foi entregue à própria sorte. Vários incêndios a atingiram. O vandalismo tomou conta.

A estação chegou a acolher atividades culturais. Em 2007, o prédio principal foi finalmente restaurado pela Prefeitura. Mas o restante, não.

O telhado da gare está com vários buracos. Uma Maria Fumaça estacionada na estação também sofre com o vandalismo e o abandono.

A falta de ação dos governantes fez com o que o Ministério Público Estadual, em 2008, entrasse com uma ação na Justiça pedindo um projeto de preservação cultural da estação.

O tombamento pelo Patrimônio Histórico Estadual em 2002 não ajudou muito. A memória da ferrovia, há muito tempo, saiu dos trilhos em Santa Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário